De acordo com Erik Erikson a primeira realizaçao social da criança tem um, afeto maior e confiança pela sua mãe. E também está relacionado a facilidade de alimentação, o sono confortável e o relaxamento intestinal. Nesse princípio de socialização surge o sentimento de segurança que vai desenvolver a confiança nas pessoas e ambientes que vive.
Quer dizer que cada sociedade ou indíviduo em cada idade devem se encontrar em suas formas de veneração nas suas fé e crenças, para que sigam confiantes na transformação das instituições e que a sociedade convivam harmoniosamente e sem conflitos destrutivos. Como os conflitos criados por aqueles que professam uma fé e não a pratica.
Isso significa que o indíviduo se sente completamente exposto, ciente de que está sendo observado constantemente, mas nunca está preparado. É como se fosse flagrado ao acordar ou num tombo na rua...e a vergonha se manisfesta com o desejo de ser invisível ou desaparecer naquele momento, creio que esses desejo no inconsciente é a raiva voltada pra mesmo.
As dúvidas trazidas da infância nunca desaparecem e crescem no inconsciente sem que percebemos. Tudo isso pode contribui negativamente, pois boa parte dos nossos problemas da vida adultos são resultados de traumas da infância.
E dai vem a maioria de nossos temores paranóicos. As caracteristicas mais comuns, são: medos, inseguranças e ansiedades.
Por que o indivíduo se manifesta socialmete através da percepção da propria identidade do ego. Quanto maior o senso da identidade do ego, mais unificada e mais integrada é sua personalidade no mundo social e assim sendo, mais consistente será a saúde mental do indivíduo. OBS: a formação do ego é constante e vai do início ao fim da vida.
O simples fato de quere ter filhos não é suficiente para garantir a generatividade. A generatividade inclui, os interesses pelas ideias e o produto que criamos para nossa prole. Isso inclui, produtividade e criatividade que incluímos em nosso trabalho e em nossas vidas. O comprometimento com o outro se alarga a interesses na futura geração.
É um amor pos narcisista do ego humano, já no eu, é como experiência que trasmite uma certa ordem espiritual do mundo. Não importa quanto isso tem custado. É a aceitação, o próprio e unico ciclo de vida. É a lealdade com as formas ordenadora de épocas remotas e objetivo deficientes, como se traduzem nos produtos ditos simples daqueles tempos e atividades.
Por que os adultos mais velhos sentem necessidades de realizações, então passam a fazer auto-análise de suas vidas e percebem muitas vezes onde erraram mais ou acertaram menos e passam a temer a morte com a possibilidade de não ter mais tempos para consertar erros ou ser felizes como sonharam. Essa angustia vai ampliando a cada dia que se passa, até o fim.
1- Até 1 ano.
Esperança e impulso.
2- 2/3 anos.
Força de vontade e o auto-controle.
3 - 3/5 anos.
Propósito e direção.
4 - 5/11 anos.
A capacidade é o método.
5 - 12/18 anos.
Fidelidade e a devoção.
6 - 18/35 anos,
Amor e a filiação.
7 - 35/64 anos.
Cuidado e a produção.
8 - Velhice.
A sabedoria e a renuncia.
São chamadas de virtudes pela capacidade ou imcapacidade de desenvolver certa qualidades exigidas pela sociedade.
No tratamento psicanalíco infantil não deve se usar a livre associação segundo Melanie Klein o caráter primitivo do psiquísmo infantil requer técnicas adaptas
das para crianças e é possivel encontrá-la na análise lúdica.Também não se pode analisar somente as fantasias infantis, sem permitir que venha a tona ressentimentos pelos pais.
O tratamento infantil se usa os mesmos protocolos dos adultos, ou seja, é necessário fazer esclarecimento,confrontos e interpretações. A diferença é que não se usa a livre associação, mas sim artefatos como: bonecos, carroças, carroagens, animais, casinhas, blorrachas, canetas, papeis e desenhos que possibilitem a ação lúdica do paciente infantil.
O psicanálista nunca deve denunciar a polícia ou a qualquer órgão público se um paciente durante a livre associação, confessa que cometeu um crime. Caso se sinta muito incomodado com o relato, cabe ao psicanalista ouvir tudo e após o fim da sessão, sugerir oencerramento o tratamento, sem dize o motivo, mas manter em absoluto sigílo tudo que ouviu.
Segundo Freud os sonhos são as realizações disfarçadas de desejos reprimidos e possuem duas fontes de construção. Alguns desejos latentes são extraídos de experiências recentes e outras são da infância. A realização dos desejos através dos sonhos é a insatisfação do sonhador, que muitas vezes reprime seus própios desejos devido a repulsa e censura do inconsciente.
A diferença é que a identidade do ego é desenvolvida num processo complexo cheio de informações sociais culturais e da própria subjetividade da psique do indivíduo.
O ego é a principal instância psíquica que estrurura nossa personalidade. Ele se forma à partir de nossa interação com a realidade desde a infância.
No caso da Ruth, Melani Klein se dirige primeiro à boneca pra aguçar as fantasias do inconsciente da garota. E conseguiu um bom resultado, já que Ruth passou a interagir na brincadeira e manifestar desejos reprimidos com o de chupar os dedos. Dessa forma Malani avancou na interpretação do caso Ruth
A contratransferência é comum acontecer nas clínicas quando o psicanilista se envolve demasiadamente com o caso, mas podem ocorrer também no cotodiano e se manifesta quando um indivíduo se interessa obsessivamente por um episódio relatado por um amigo ou parente. Ele quer sempre que o narrador aprofunde no assunto lhe contando pormenores da situação.
As pessoas normais, embora busquem a vitória e reconhecimento, tem tendências a um comportamento com naturalidade, já a neurótica tem tendências desesperadas de vitória, buscando de todos arfícios possíveis para atingir o objetivo, sem preocupação mínima com seu bem estar e o bem estar dos outros. E quando isso não acontece é visível sua frustração incontrolável.
De acordo com Meline Klein, a diferença entre os métodos analícos e a análise dos adultos é puramente de técnicas e não de princípios. Portanto, ela não somente está em conformidade com as normas do método de psicanálise para adultos, como também leva os mesmos resultados. A criança expressa suas fantasias de forma lúdica ,através de jogos, brinquedos e desenhos.
Na teoria de Erikson a vida humana pode ser entendida em termos de estágios evolutivos. Em cada fase são feito ajustes para o indivíduo alcançar os objetivos de uma vida humana plena. Enquando, Horney acha embora as condições durante a infância posaam bloquear o desenvolvimento psicológico , o crescimento saudável é possível se os bloqueios são removidos.
Eles tem muito medo do fracasso e também muito medo do sucesso. O medo do sucesso é por temer que seja alvo de invejas intermináveis. Já o medo de fracasso é a forma de evitar possíveis formas de humilhações insuportáveis para eles. Por isso, alguns neuróticos evitam se expor em competições.