Fato é que Rússia e Ucrânia fazem fronteira e são países irmãos há séculos. Inclusive o povo russo nasceu dentro do território ucraniano e depois foi se expandido mais ao leste. Também vale dizer que tanto Rússia quanto Ucrânia eram países membros da União Soviética. Por serem parças históricos, a Rússia não gosta de ver os EUA e a Europa querendo influenciar demais a Ucrânia.
Russos consideram o território ucraniano um quintal de influência deles. A perda de influência da Rússia sobre a Ucrânia deixa o caminho livre para Europa e EUA posicionarem soldados e armas na fronteira para pressionar a Rússia. Coisas da geopolítica.
Também vale dizer que um dos interesses da Rússia em tomar a Ucrânia é ter acesso aos portos ucranianos. No entorno da Rússia os mares são congelados boa parte do ano. Isso dificulta a navegação e prejudica a economia russa. Quem tem águas não-congeladas pra oferecer?
Ela mesma, a Ucrânia.
Putin vem calculando essa invasão há anos. Seu principal objetivo é trocar o governo ucraniano por outro governo que apoie mais os interesses russos. Ele vai tentar colocar um fantoche dele no lugar do atual presidente pró-Europa Volodymyr Zelenski.
Se essa invasão toda não for bem rápida - coisa de semanas - soldados russos começarão a voltar pra casa dentro de sacos plásticos. Isso pode abalar a popularidade do Putin e instigar a oposição a tomar seu lugar.
A Rússia vai tentar fazer tudo MUITO rápido. Matar o atual presidente ucraniano, botar um presidente pró-Rússia e pronto acabou. Por enquanto, infelizmente, está sendo fácil pros russos.
ENTREVISTA COM PUTIN
Após enviar as tropas russa para o ataque a Ucrânia, e ameaçar quem intervir contra sua decisão, o ditador Putin foi entrevistado em Moscou.
Inicialmente disse que, se houver qualquer resido ocidente, o mundo verá uma resposta militar jamais vista. Perguntado sobre o que fará caso os Estados Unidos reagissem e ele respondeu que apertará o botão 1 de seu arsenal de guerra e destruirá os USA em minutos.
Questionado sobre o que fará caso a Inglaterra reaja, ele disse que apertará o botão 2 e destruirá a Inglaterra.
Aí foi perguntado o que faria caso o Brasil resolvesse atacar a Rússia. Neste momento Putin pensou por alguns segundos e respondeu:
Eu destruo o Brasil.
O entrevistador pergunto como ele faria isto? Putin respondeu:
aperto o 13 e confirmo.
3ª GUERRA?
Um dia depois do início da invasão da Rússia à Ucrânia, já dá pra gente respirar um pouco mais em meio à tanta informação e entender, com calma, o que tá rolando. Lembrando que é um conflito do outro lado do planeta, ou seja: é IMPORTANTÍSSIMO a gente entender os porquês dessa história, mas sem desespero.
A gente já tem problemas demais pra se importar por aqui também e existem outras guerras rolando no leste africano e no Oriente Médio. Não é que do dia pra noite tá tudo caótico. A gente é que reproduz mais o que
aparece na tevê e internet.
SUDOKU
A guerra de Putin tem um palhaço: Bolsonaro!
Até o governo do Afeganistão protestou contra a invasão da Ucrânia. Bolsonaro se mantém em silêncio
Marco Antonio Villa 25/02/2022
Cerca de 800 soldados russos foram mortos em confronto, afirma Ucrânia
Além disso, o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoly Tkach, confirmou hoje (25), o abatimento de 7 aviões, 6 helicópteros, mais de 30 tanques, 130 veículos blindados
Correio Braziliense 25/02/2022
Putin chama governo de Zelensky de "gangue de viciados em drogas e neonazistas" e pede que exército ucraniano tome o poder
G1 25/02/2022
Bolsonaro “levou uma mensagem de paz para o presidente Putin e, graças a Deus, já foram retiradas as tropas e não se fala mais em guerra”.
Foi o que disse o ministro do Turismo, Gilson Machado, uma semana antes da… guerra.
Felipe Moura Brasil 24/02/2022
Você chama Putin de ditador e te acusam de extremista de direita. Crítica Biden pela hipocrisia e é chamado de comunista. Fala que Zelensky contribuiu para o caos e é taxado de stalinista.
Nessa guerra tão complexa os extremistas ficam loucos (e perdidinhos).
André Fran 24/02/2022
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, aparece em vídeo do lado de fora da sede presidencial em Kiev, junto a equipe, para mostrar que não deixou o país. "Estamos aqui, estamos em Kiev. Estamos lutando por nosso país", disse ele, em um dos trechos.
Renato Souza 25/022022
INVASÃO
Dois dias depois do início da invasão da Rússia à Ucrânia, já dá pra gente respirar um pouco mais em meio à tanta informação e entender, com calma, o que tá rolando. Lembrando que é um conflito do outro lado do planeta, ou seja: é IMPORTANTÍSSIMO a gente entender os porquês dessa história, mas sem desespero.
A gente já tem problemas demais pra se importar por aqui também e existem outras guerras rolando no leste africano e no Oriente Médio. Não é que do dia pra noite tá tudo caótico. A gente é que reproduz demais o que aparece na tevê e internet. Então bora entender melhor pra não espalhar desinformação por aí?
100 Palavras
Por Odair Bruzos
O Mundo é povoado por loucos. Buscamos poder, riqueza, fama. Buscamos a satisfação total de nossos desejos, mesmo sabendo que essa satisfação nunca chega a ser total, nunca dura mais do que alguns instantes, por mais loucuras que façamos para obtê-la e mantê-la. Muitos de nós duvidam de tudo. Outros acreditam em tudo: em livros, em dogmas, em homens, em deuses. Criamos nossas próprias Disneylândias e fugimos para elas. Somos loucos...literalmente loucos. O máximo que podemos fazer sobre isso é alcançar a consciência dessa loucura. Essa é a diferença entre um louco e um mestre: este sabe que é louco.
Publicado na edição 277 da Revista Ria de 23/01/2010